Cinco Dicas para Vender seu Imóvel com Sucesso

Insegurança e muitas dúvidas surgem quando se está prestes a iniciar uma transação imobiliária. É preciso conhecer os riscos e possíveis dificuldades para que prevaleça a segurança na conclusão do negócio. Sendo assim, seguem cinco dicas simples para que a hora de se desfazer de um patrimônio aconteça sem sobressaltos.

Dicas para vender o seu imovel

Dicas para vender Imóveis

1.Escolha da empresa

A primeira etapa do processo de venda é ter uma imobiliária ou profissional credenciado no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), com idoneidade e experiência para prestar assessoria na venda do patrimônio. A relação de confiança entre as partes é fundamental, afinal, a imobiliária será o seu representante legal durante toda a negociação

2.Exclusividade

Depois de escolher um representante para administrar os trâmites necessários, escolha assinar um contrato de exclusividade. Há uma grande ilusão por partes dos vendedores que imaginam que deixar o imóvel em várias imobiliárias fará com que a venda ocorra com mais rapidez. Os benefícios da exclusividade se dão tanto para o vendedor quanto para a imobiliária contratada. Quando se firma um contrato de prestação de serviço, é direito do consumidor acompanhar todo o trabalho desenvolvido e exigir resultados. E é dever da parte contratada batalhar para que a expectativa do cliente seja correspondida.

Outra dica: profissionais ou imobiliárias verdadeiramente comprometidos com a ética não aceitam trabalhar sem autorização de venda exclusiva, exigida pelo Creci, e também na resolução do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci).

RESOLUÇÃO-COFECI N° 458/95

R E S O L V E:

Art. 1° – Somente poderá anunciar publicamente o Corretor de Imóveis, pessoa física ou jurídica, que tiver, com exclusividade, contrato escrito de intermediação imobiliária.

 3.Definição da estratégia e Valores

A terceira e mais importante etapa do processo de venda é a definição do valor do imóvel será apresentado ao mercado. Segundo especialistas, a definição do preço significa 80% do êxito da venda. Se o produto está fora da projeção do mercado a venda simplesmente não acontecerá! Hoje, com a maior facilidade de acesso a informações, compradores e possíveis interessados sabem exatamente quais imóveis figuram entre aqueles com preços abusivos.

Esta tabela simples exemplifica o comportamento do mercado:

Preço do m2

Tempo de venda

Acima de todos os produtos disponíveis no mercado

Não vende

Valor igual ao mais alto oferecido pelo mercado

Venda demorada

 Média do mercado

Venda em tempo intermediário

Entre a média e o mais baixo

Venda rápida

Menor oferecido pelo mercado

Venda imediata

Obs: É importante salientar que a avaliação do valor do metro quadrado precisa ser feita por um especialista. As variáveis que modificam o preço são inúmeras e apenas um profissional da área tem conhecimento e experiência para definir as categorias acima citadas.

4. Negociação e venda

Valorize todas as propostas recebidas e responda prontamente ao seu consultor.Muitos clientes que não aparentam estar de fato interessados ou que demonstram não ter condições financeiras para a compra, acabam se transformando o comprador final do imóvel, desde que sejam bem tratados! Para que haja êxito na negociação, o vendedor deverá estar bem próximo de seu consultor, apoiando-o no que for preciso. Lembre-se: a negociação é sempre um jogo de interesses cuja melhor estratégia vence.

5.Ágios

Você é um dos muitos investidores que pretendem vender seu ágio? Tenha paciência! Atualmente, centenas de clientes com ágios de apartamentos, na fase de entrega, têm o mesmo objetivo: vender! De acordo com dados de profissionais que atuam há anos no setor, cerca de 80% dos empreendimentos atualmente adquiridos têm como proprietário, um investidor. Nesta situação, o ideal é que o vendedor do imóvel tenha o máximo de informações sobre o momento do mercado imobiliário.

A clássica lei da oferta e da demanda revelam as razões da concentração que percebemos no segmento, especialmente no Distrito Federal. Muito investidores enxergaram nos imóveis a chance de aplicar recursos em negócios aparentemente garantidos. Agora, ávidos por obter retorno, tentam devolver ao mercado os ágios obtidos sem que a demanda seja equivalente!

Compradores têm feito leilões buscando o menor preço e, claro, compram o apartamento cujo o vendedor aparenta ser mais flexíveis. Neste caso, é preciso confiar mais ainda em seu consultor. Inúmeros empreendimentos começaram a ser revendidos novamente. Para obter sucesso, neste caso, não há segredo: o tempo é o único aliado. Não adianta cobrar rapidez da empresa contratada para a venda do imóvel, muito menos exigir resultados sobrenaturais. Mais do que nunca é preciso estar disposto a negociar, sob o risco de não ter o negócio efetuado no tempo necessário!

Espero que tenha contribuído para o sucesso da sua venda.
Conheça nosso serviço de revenda!

Abraço a todos,
Barbara Peres Gonçalves.

VN:F [1.9.22_1171]
Quantas estrelas essa pagina merece?
Rating: 4.4/5 (29 votes cast)
Cinco Dicas para Vender seu Imóvel com Sucesso, 4.4 out of 5 based on 29 ratings

27 comentários para “Cinco Dicas para Vender seu Imóvel com Sucesso”

  1. Andre Bastos 1 de março de 2012 às 01:09 #

    Bárbara
    Parabéns pelo texto bastante elucidativo e didático, propiciando ao público leigo uma visão objetiva do mercado imobiliário no tocante á venda de imóveis.

    • Barbara Peres Gonçalves 28 de março de 2012 às 17:26 #

      André, muito obrigada pela sua participação em nossos site. Abraço,
      Barbara Gonçalves.

      • abdalla 24 de julho de 2012 às 10:17 #

        PARABENS E TUDO QUE EU QUERIA LER DINAMICA, QUANDO TIVER ALGUMA PALESTRA ,ME AVIZE ESTAREI LA PARA PARABENIZALA BJS.

      • Edu Góis 25 de setembro de 2012 às 19:23 #

        Prezada Bárbara, parabéns pelas dicas, bastante práticas e consistentes. Acredito muito nas iniciativas de informação e educação imobiliária. Convido a conhecer, também, um pouco do meu trabalho, no recém lançado “Corretor, autônomo e vencedor! – Menos aventuras, mais satisfação”. (www.edu7editor.com.br)
        Sucesso, sempre!

  2. Rui Matsuda 1 de março de 2012 às 15:11 #

    Bárbara,
    simples, objetivo e esclarecedor.
    Diz-se que a forma como fazemos negócios é a forma como enchergamos o mundo.
    Parabéns

    • Barbara Peres Gonçalves 28 de março de 2012 às 17:28 #

      Rui,
      Muito obrigada pela sua participação em nosso site. Continue acompanhando nossos artigos. Abraço,

  3. Henrique Toledo 26 de março de 2012 às 09:40 #

    Realmente o mercado de ágios está uma loucura. Muita gente quis brincar de investidor, achando que seria fácil revender o ágio nas chaves, mas muita gente tomou o mesmo caminho. E agora vários bairros vivem uma crise de ágios, como Águas Claras, Ceilândia, Samambaia, Guará II, Park Sul e em pouco tempo o Setor Noroeste. Subestimaram o poder de compra do brasiliense, achando que, pelo fato de termos a maior renda per capita, as pessoas estariam dispostas a pagar os preços cobrados atualmente. Os próximos momentos são tenebrosos para o mercado.

    • Barbara Peres Gonçalves 28 de março de 2012 às 17:30 #

      Prezado Henrique,
      Muito Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando nossos artigos e deixando suas impressões sobre o mercado. Abraço,

  4. Nélio 16 de abril de 2012 às 20:51 #

    Bárbara, parabéns pelos artigos! Claros, concisos e precisos.

  5. Juarez 29 de agosto de 2012 às 13:54 #

    Oi barbara, tud beiim ?
    Eu sou novo nesse ramo e adorei as suas dicas e gostaria se tivesse como mandar para o meu e-mail mais dicas, pois quero ser um corretor de sucesso..

  6. camila 20 de outubro de 2012 às 18:47 #

    quero muito ser uma boa corretora de imoveis e queria saber o que devo fazer pra que isso aconteça ?

  7. claudia 22 de novembro de 2012 às 10:39 #

    Estou entrando no mercado imobiliario,`estou com um empreendimento para vender gostaria de mais informaçaõ.

  8. José luiz Portugal 27 de novembro de 2012 às 17:37 #

    Prezada Barbara, estou assumindo a gerência de uma imobiliária em Salvador – Bahia e gostaria que você enviasse para o meu e-mail algumas ações na área Administrativa e marketing para desenvolver um trabalho com venda de imóveis usados. Agradeço desde já pela atenção.

  9. Imobshop 19 de abril de 2013 às 22:39 #

    Parabéns pelas importantes dicas sobre como funciona o processo de venda. Sabendo que o preço tem tamanha importância para a agilidade na venda, é importante alinhar as expectativas de tempo para a negociação final, além de investir em marketing digital para a divulgação do imóvel, já que a internet é muito utilizada para a busca inicial por imóveis.

  10. José Ruiz 25 de maio de 2013 às 21:59 #

    A exclusividade é uma condição vital para o desempenho equilibrado da profissão de corretor de imóveis. No mercado nenhum outro profissional aceita a execução de qualquer trabalho sem um mínimo de garantia.. lamentavelmente alguns corretores se sujeitam a isso.. quem quiser conferir as vantagens da exclusividade para os proprietários é só seguir o link: http://lopes-imoveis-portoalegre.com.br/2013/05/a-importancia-da-exclusividade/

  11. Jose Edivando 30 de janeiro de 2014 às 13:47 #

    otimo

  12. Wilson Camarero 23 de outubro de 2014 às 12:45 #

    Boa tarde,

    Tenho alguns imóveis prontos voces gostariam de trabalha-los, caso queiram envio os descritivos e as fotos região sul de São Paulo.
    Att,
    Wilson

    • admin 24 de outubro de 2014 às 16:49 #

      Olá Wilson,

      Os imóveis são em São Paulo? Se sim, infelizmente não temos o expertise necessário para venda em São Paulo. Mas agradecemos o contato.

  13. Welton Rodrigues Nogueira 30 de outubro de 2014 às 13:50 #

    Boa tarde Barbara, obrigada pela dica, seja sempre esta excelente profissional.

    Aproveitando a oportunidade, tenho uma casa residencial para venda com varanda, sala conjugada, 4 quartos, sendo um com suíte, banheiro, varanda de fundo com cozinha, lavanderia e despensa.

    Rua Araucária, 23 ou rua Três – Bairro: Alto Floresta -Próximo a Linha Férrea com vista para a Faculdade Santo Agostinho, na Cidade de Montes Claros/MG.
    Valor 250.000,00
    Obs.; Recebo, veículo, terreno rural que tenha Rio e que seja próximo a Montes CLaros/MG.

    Contato: Welton
    Fones(38(3215-6421-res/9243-7910-tim/9904-0744-vivo

  14. Valdir Gonçalves 10 de março de 2015 às 09:38 #

    Gostaria de saber se posso repassar suas dicas colocando as em Jornais, site e facebook.

    • admin 12 de março de 2015 às 11:59 #

      Pode sim desde que nos dêe os créditos.

      abs

    • Francisco Carlos Silva 7 de março de 2016 às 08:53 #

      Na venda de apartamento, é viável informar que aceita como parte do pagamento carro, imóvel de menor valor
      etc…? Isso ajuda ou atrapalha?

      • admin 10 de março de 2016 às 11:47 #

        Olá,

        Sim vc pode informar isso sem problemas.. ajuda bastante na venda aceitar carro. Mas o valor do carro deve ser o de mercado, se não não compensa pro vendedor.

  15. ANDRE OLIVEIRA 1 de abril de 2015 às 11:42 #

    Obrigado Bárbara pela clareza nas informações e dicas importantes. Estou tentando vender um imóvel através de uma imobiliária a alguns meses e seus esclarecimentos foi importante para entender a dinâmica do mercado.

  16. Lucas 4 de maio de 2015 às 22:44 #

    Excelente artigo e ótima abordagem!!!
    Parabéns!!!

    • Alex 22 de agosto de 2016 às 18:36 #

      Oct28 También me parece importante este artículo sobre donde aparece la historia de algunos fonts y algunos datos importantes sobre las tigoarafíps instaladas en los sistemas operativos más populares

  17. Suzi Cabral 12 de maio de 2015 às 22:38 #

    5 (cinco estrelas para o artigo, Excelente!!!

Deixe um comentário