Águas Claras: uma visão geral

Em dezembro de 1992, a Lei Distrital nº 385 garantiu a autorização da implementação do bairro de Águas Claras na região administrativa de Taguatinga, com um plano de ocupação populacional. Águas Claras foi projetada pelo urbanista e arquiteto Paulo Zimbres, começando a ser construída já  na sequência de sua criação. É hoje uma região administrativa do Distrito Federal – seu status legal mudou em 2003, mediante a Lei Distrital no 3.153, do dia 06 de maio.

Águas Claras tem a particularidade de apresentar um crescimento bem intenso e acelerado, com uma série de empreendimentos urbanos imobiliários surgindo, mensalmente na cidade, que conta com área total de 31,5 km2, além de uma população de 135 mil habitantes.

VANTAGENS

Entre as vantagens de se habitar em Águas Claras se encontra, sem dúvidas, seu belíssimo e verdejante parque ecológico, conhecido regionalmente. Foi criado no ano de 2000, por meio de um projeto de lei do Governo do Distrito Federal e conta com uma boa estrutura. Há, no parque, o prédio da administração e outro exclusivo para a realização de eventos; há ainda várias quadras para realização de esportes; playground; churrasqueiras e ainda trilhas para caminhada e ciclismo. Tem funcionamento no parque uma equipe de polícia florestal e de um grupo de escoteiros, o Ave Branca.

Uma reserva de mata ciliar margeia os riachos que atravessam o parque. Há dois lagos, onde somente é permitida a contemplação, sendo vedada a pesca. O parque está cheio de árvores frutíferas, que foram plantadas por antigos moradores das chácaras que ficavam na área que hoje pertence ao parque. Com todos esses benefícios, fica evidente que morar em Águas Claras significa ter melhor qualidade de vida, pelo contato próximo e constante com a natureza, o que favorece, inclusive, na qualidade do ar da região, com um dos melhores níveis de pureza de Brasília.

Há ainda uma cena de lazer e entretenimento diversificada na região, com dois grandes shoppings: o Águas Claras Shopping, localizado na Avenida das Araucárias lt 1835 /2005 e o Taguatinga Shopping, no endereço QS 1 R 210 Lt 40 – Areal.

DESVANTAGENS

Águas Claras ainda não conta com hospitais, escolas públicas e tampouco uma delegacia de polícia. A partir do ano de 2008, foram inaugurados alguns postos da Polícia Militar, bem nas proximidades das Avenidas Araucárias e Castanheiras. A quase total ausência de infraestrutura relativa à oferta de serviços públicos faz com que a população tenha de recorrer às cidades de Taguatinga ou de Brasília.

Mesmo assim, morar na cidade é bem caro: Águas Claras foi, simplesmente, a 6ª região com preços de lançamentos imobiliários mais altos do ano passado, conforme informações do “Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro da Lopes”. O Distrito Federal, como um todo, foi o quarto mercado nacional de 2012.

VN:F [1.9.22_1171]
Quantas estrelas essa pagina merece?
Rating: 3.0/5 (3 votes cast)
Águas Claras: uma visão geral, 3.0 out of 5 based on 3 ratings

Uma Resposta para “Águas Claras: uma visão geral”

  1. Priscila - imóveis Araucária 20 de março de 2014 às 16:15 #

    Deve ser muito bom poder morar perto de um lugar tão bom com lugares para divertir seus filhos e ter area de lazer…

Deixe um comentário