Casa ou Apartamento: Qual imóvel escolher?

Tanto apartamentos quanto casas são opções comuns, oferecidas pelo mercado imobiliário. Entretanto, na hora de buscar um lugar para morar, seja para compra ou aluguel, é comum que as pessoas fiquem indecisas sobre onde investir. Para esclarecer essa diferença, apontaremos algumas vantagens e desvantagens de ambos, para que se tome a melhor decisão.

apartamento

Em relação aos apartamentos, os benefícios que se pode pensar são: segurança – no caso de prédios maiores –, espaço de lazer (academia, espaço gourmet, quadras esportivas, pista de corrida, entre outros) e serviços de manutenção do condomínio. Além disso, os apartamentos trazem uma grande oferta (que em geral, é muito superior à de casas).

Entre as desvantagens de um apartamento há a grande convivência com vizinhos, que podem passar a tentar intervir em sua vida, uma vez que em condomínio há regras como: silêncio após determinado horário – o que implica em não se fazer festas de maneira livre –, a fachada do prédio não pode ser personalizada pelo morador – o que, em uma casa, é totalmente uma decisão individual – e as deliberações, que são decididas pelo conjunto de moradores, em geral, por votação – acarretando que todos cumpram as resoluções, mesmo a contragosto.

Outra desvantagem de se recorrer aos apartamentos são as já famosas taxas mensais de condomínios que, quando muito altas, podem pesar no bolso. A diferença entre esses valores podem atingir mais de 75% mas, em contrapartida, o morador contará com elevadores, garagens, jardins, entre outras vantagens.

casa

Já as casas garantem um sentimento de liberdade mais amplo, pois todas as decisões poderão ser tomadas diretamente pelo proprietário. A questão da segurança, segundo algumas pessoas, pode pesar contra, em relação a casas, mas isso pode ser solucionado com investimento em equipamentos de segurança, cães de guarda, entre outros. Tudo dependerá do quanto se pode investir nesse quesito.

Nas casas não há convivência direta com vizinhos (a todo o momento) e o morador não deverá arcar com o custo de condôminos inadimplentes – como em um prédio, onde todos deverão ratear, caso um morador não pague os valores mensais.

Uma opção intermediária para aqueles que desejam equilibrar as vantagens de casas e de apartamentos é buscar um condomínio de casas, comuns em algumas regiões do Brasil.

De forma geral, é claro que escolher entre qual é o melhor tipo de imóvel é algo sério e se deve levar em conta, sobretudo, o perfil de cada pessoa, para perceber onde seria melhor sua adaptação e vivência. Por isso, a grande recomendação é agir com cautela, pois desfazer um negócio – tanto quanto perder uma oportunidade – pode sair muito caro. Tenha sempre atenção e bom investimento!

Que tipo de imóvel você prefere? Casa ou apartamento? Deixe nos comentários a sua opinião!

VN:F [1.9.22_1171]
Quantas estrelas essa pagina merece?
Rating: 3.0/5 (1 vote cast)
Casa ou Apartamento: Qual imóvel escolher?, 3.0 out of 5 based on 1 rating

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário