Como Chegar a Samambaia: Principais Vias da Cidade

A cidade de Samambaia é uma jovem joia no Distrito Federal brasileiro, com menos de 25 anos de história! Em franca expansão, é uma cidade que oferece boa infraestrutura e qualidade de vida a seus moradores. Localizada a 25 km de Brasília, faz limite com os municípios de Santo Antônio do Descoberto (GO), Ceilândia, Taguatinga, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Recanto das Emas. As atrações culturais são muitas, com destaque para as seguintes celebrações:

samambaia-df

Sacra – Paixão do Cristo Negro

É um grande acontecimento, realizado na Sexta-feira da Paixão. Para se ter uma ideia é o 3º maior desse tipo em todo o Distrito Federal, ficando atrás apenas de Planaltina e de Santa Maria. Os números da performance impressionam: são 200 atores, 500 pessoas na produção, para um público estimado em cerca de 25 mil pessoas, que lotam uma área de 10 mil metros quadrados. Realiza-se desde o ano de 1996 e, em seus primórdios, reunia apenas 15 atores, em uma iniciativa da Paróquia Santa Luzia.

Caminhada Mariana

Acontecimento tradicional do fim do mês de maio. Esse evento reúne devotos de 12 das paróquias da cidade e também da vizinha, Recanto das Emas. Tem início programado para as 14h, no estacionamento do estádio Rorizãom mas o ponto alto do evento é às 15h com a missa, realizada pelo Arcebispo de Brasília. Em geral, reúne 6 mil pessoas.

Festa Junina

É tradicionalmente realizada em fins do mês de junho, no espaço de lazer que fica na QS 302.  Em um cenário a céu aberto, o Arraial, grandioso, é decorado com as clássicas bandeiras de papel colorido e também palha de coqueiro. É nesta festa que ocorre o Concurso Regional de Quadrilhas do Distrito Federal, organizado na cidade. Quadrilhas de todas as partes de Brasília competem para obter classificação para participar da etapa nacional do concurso;

Aniversário da cidade

No dia 25 de outubro comemora-se o aniversário de Samambaia e um evento é realizado na 1ª avenida da região norte da cidade. São realizados por conta desse dia especial: a missa, desfiles cívico-militares, shows musicais e muitas opções de lazer para o público infantil. Isso sem contar com as outras atrações, como rodeio e o corte de um bolo gigante.

São tantas as opções de lazer ao longo do ano tem começado a fazer despontar o jovem município de Samambaia como uma área também com vocação turística. Por isso é necessário que se saiba como chegar facilmente até essa região. Os acessos são os mais variados, pelas rodovias:

  • DF – 190;
  • DF – 280;
  • DF – 060;
  • DF – 190;
  • DF – 475.

O turista também pode acessar a cidade, fazendo parada em um dos dois terminais rodoviários provisórios de Samambaia: QR 327, em Samambaia Sul e QR 433, em Samambaia Norte. Além disso, outro ponto de acesso muito bom é o metrô, em Samambaia há três estações: Estação Furnas, Estação Samambaia Sul e Estação Terminal Samambaia.

VN:F [1.9.22_1171]
Quantas estrelas essa pagina merece?
Rating: 2.5/5 (2 votes cast)
Como Chegar a Samambaia: Principais Vias da Cidade, 2.5 out of 5 based on 2 ratings

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário