Como a Natação ajuda na Saúde

Capturar7Em geral, mais e mais pessoas estão tomando atitudes para cuidar de sua saúde física, procurando mudar seus hábitos em busca de uma vida mais saudável. O número crescente de pessoas obesas, não só em nível nacional, mas em todo o mundo, demonstra que esse tipo de medida precisa ser tomada por todos, a fim de que mais e mais indivíduos possam se beneficiar de uma nova vida, cheia de bem-estar e com prevenção de um grande número de doenças.

A natação sem se sobressaído como opção àquelas pessoas que não dispõem de tempo – ou recursos – para frequentar uma academia, mas desejam ficar em forma. Além disso, a natação ainda tem o benefício de ser uma modalidade esportiva extremamente lúdica e que entretém pessoas de todas as idades, dos mais variados perfis. Desde crianças que sofrem de doenças respiratórias, até adultos que desejam queimar calorias, ou idosos com problemas de articulação, além de ser ótimo também para gestantes e grupos especiais, ou seja, em suma é um exercício altamente recomendado para todos.

Entre os maiores benefícios dessa prática temos, por exemplo: o ganho na qualidade do fluxo circulatório, na capacidade pulmonar – além de cardiovascular – definição muscular, melhora de qualidade e equilíbrio do sono, além de eliminação massiva de peso. Como benefício paralelo, há a liberação de endorfinas, que promovem sensação de bem-estar, o que ajuda na prevenção à depressão, em muitos casos.

Portadores de necessidades especiais também lidam muito bem com a prática desportiva aquática, auxiliando no trabalho de coordenação motora, fortalecimento ligamentar e ajuda na sociabilização do indivíduo.

Evidentemente, como qualquer prática, é importante estar atento a alguns cuidados preventivos para que a prática tenha apenas efeitos positivos. São eles:

  • Alongamento anterior à aula de natação, porque isso evitará o surgimento de qualquer tipo de lesão muscular a qual você tenha propensão, ou que possa surgir, por meio do esforço;
  • Caso seja uma rotina de atividades em um espaço ao ar livre, jamais esquecer-se de usar um filtro – ou bloqueador – solar à prova d’água;
  • Óculos de proteção são importantes, pois evitam qualquer inflamação ou contaminação dos globos oculares, por qualquer razão;
  • Como a pessoa que entra em atividade nova pode vir a sentir mais fome, ou às vezes, precisa ingerir mais alimentos para aumentar a massa muscular, ou equilibrar nutrientes, é interessante que, caso a prática da natação precise ser interrompida, que a pessoa volte a comer menos, a fim de que não readquira o peso eliminado no processo.
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