Dicas e Ideias para decorar Imóveis Pequenos

Se em décadas passadas as casas eram grandes e com muitos cômodos, o mercado imobiliário atual tem como estrela, os empreendimentos chamados (suavemente) de “compactos”. Na verdade, com o aumento populacional, os ambientes de moradias e escritórios precisaram ser reduzidos para acomodar muito mais pessoas divididas em famílias menores, além do grande número de pessoas que moram sozinhas ou apenas dividem o espaço com apenas mais uma.

decoracao-apartamento-pequeno

Uma dúvida muito frequente entre as pessoas que pretendem habitar esses espaços compactos é: como aproveitar melhor o espaço de imóveis pequenos? O problema pode ser facilmente solucionado se forem utilizados, na decoração, móveis cujo design foi pensado para estes com dimensões menores.

A mudança dos tempos então, demanda a união entre a praticidade e um dia-a-dia dinâmico, que exige constante movimento e independência, se refletindo na própria decoração de interiores.

A primeira sugestão para compor esse tipo de espaço é que sejam escolhidos móveis modulares e versáteis, que possuem a preocupação de apresentar múltiplos usos com o mínimo de espaço. Por exemplo, os cantos do ambiente, antes relegados a segundo plano, passam a ser muito explorados, pois é neles que se encaixará o móvel, organizando toda a moradia. Como costumam ser feitos sob medida ao cliente, há uma vantagem clara: a customização do projeto de decoração.

como-decorar-apartamentos-pequenos

Vejamos então algumas dicas valiosas de decoração, para apartamentos pequenos:

  • Estante – atualmente, o maior sucesso para esse segmento é o modelo vazado, com revestimento em tom claro, para ajudar na iluminação do ambiente. Esse tipo de mobiliário elegante ajuda a dividir os cômodos, propiciando um novo aproveitamento do espaço do imóvel, sem perder a visibilidade para o outro lado da casa e, ao mesmo tempo, com espaço para colocar livros e demais objetos, conforme o desejo do morador;
  • Armário – muitas marcas já apresentam suas linhas modulares a ser encomendadas pelo cliente com as diretrizes de tamanho do móvel, para que fique sob medida no cômodo. Uma alternativa é a de contratar arquitetos para fazer o projeto do armário que possa servir de suporte para a cama, TV ou como uma parede falsa, que divide os cômodos e, de quebra, aproveita cada menor parte dos espaços, para perfeita organização;
  • Cama móvel – é uma grande aliada na decoração porque, se estiver instalada em um suporte dobrável, pode ser fechada quando não estiver em uso e assim, parecer uma parede. Outra opção é instalar esta em um nível superior (como um tatame), com o colchão em uma parte e uma bancada de estudos, mesa de refeições e outra (perfeita para crianças).
  • Suportes giratórios – os suportes para eletroeletrônicos e os móveis modulares (como racks) que tenham plataformas giratórias, fazem com que o aparelho se mova às mais variadas regiões do local. Desse modo, uma TV pode estar em um momento virada para a cozinha, em outro para a cama, servindo para todas as propostas de utilidade e decoração, com um uso inteligente do espaço. O suporte giratório poderá ainda ser parte de uma estrutura maior, como uma estante ou bancada, com múltiplas utilidades.

Aproveite nossas dicas e faça de sua casa, mesmo compacta, um local muito especial, aproveitando todos os espaços para máximo conforto!

Confira nosso principais imóveis: http://www.imoveisbrasiliadf.com.br/imovel/apartamentos-brasilia-df/

VN:F [1.9.22_1171]
Quantas estrelas essa pagina merece?
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Dicas e Ideias para decorar Imóveis Pequenos, 5.0 out of 5 based on 1 rating

2 comentários para “Dicas e Ideias para decorar Imóveis Pequenos”

  1. Anderson Veloso 27 de agosto de 2013 às 16:21 #

    Ótimas dicas, ambientes pequenos não é apenas ”moda” e sim uma necessidade por conta do crescimento populacional. Um espaço pequeno pode ganhar amplitude através das cores usadas nas paredes e móveis, por isso deve-se atentar-se com cores, iluminação e decorações escolhida para o ambiente. Parabéns pela matéria.

  2. joaquim s almeida 31 de maio de 2015 às 12:38 #

    è justamento o que eu estou precisando ,boas ideias como essas ,so que vou viajar e em agosto pretendo fazer um orçamento

Deixe um comentário