Cinco Dicas para Você Acertar na Compra do Seu Imóvel

Gosto de publicar matérias práticas com uma linguagem simples para que os meus leitores possam entender e utilizar em suas vidas. Atendendo alguns clientes, percebi uma dificuldade de ser prático e, ao mesmo tempo, eficaz na hora de encontrar o imóvel certo. Para ajudar as pessoas que estão vivendo esta tão sonhada fase da vida, seguem algumas dicas:

1 – Defina o valor disponível

Essa etapa é a mais importante no processo de compra e sem ela não temos como ir adiante. Você precisa definir quanto pretende e pode gastar, sem que isso desestabilize a sua vida financeira. Nesta etapa é importante ser racional e deixar um pouco a emoção de lado. Não adianta assumir um compromisso maior do que se possa cumprir. Faça as contas e defina uma margem do valor que pode ser despendido para esse fim. Após a definição, siga criteriosamente o teto estabelecido por você.

Ex: Posso gastar na compra de um imóvel de R$200 mil a R$250 mil.

Lembre-se que, além do valor do imóvel, existem outros custos que deverão ser levantados: condomínio, IPTU, ITBI, etc. Todos deverão estar embutidos dentro da sua possibilidade de gastos. Caso seja necessário recorrer a agentes financeiros para aquisição do imóvel, seja bem detalhista e tire todas as dúvidas quanto aos juros que serão cobrados e a forma de pagamento. O importante é deixar o desembolso mensal dentro da sua margem financeira.

2 – Tipo de imóvel

Após considerar a necessidade da família e o que de fato cabe no seu bolso, defina o tipo do imóvel. Casa ou apartamento? Novo ou usado? Pronto ou em construção? Número de quartos necessários? Tamanho? Estabeleça seus critérios e seja coerente!

Ex: Apartamento, pronto para morar, de preferência novo, três quartos de 70 a 95m2.

3 – Escolha a localização

Levando em consideração o valor que tem disponível, defina a localização ideal para a aquisição. Lembre-se que, quanto melhor a localização do imóvel, mais caro será. Essa etapa é uma decisão muito particular de cada comprador. Muitos preferem o conforto de um imóvel maior do que a praticidade de estar perto de tudo. O que trará mais qualidade de vida: estar perto de tudo em poucos minutos ou morar em um lugar amplo?

Escolha duas opções de localização, tendo uma como a principal.

4 – Detalhes

Acertamos na compra de um imóvel quanto mais nos atentamos aos detalhes que valorizamos. Analise o que para você faz diferença em um imóvel.

Ex: O que gostaria que tivesse próximo?
Tenho preferência por nascente ou poente?
Gosto de andares mais altos ou mais baixos?
Ventilação natural no banheiro é essencial para mim?

5 – Profissional qualificado

Depois de fazer o levantamento de todas as informações necessárias para a aquisição de um imóvel, conte com o auxilio de um profissional qualificado e credenciado para atuar como corretor. Com um conhecimento amplo do mercado, ele encontrará aquilo que você procura de forma mais ágil e eficiente.

O bom corretor tem por obrigação zelar pela qualidade da negociação, evitando riscos para ambos os lados, usando todo o conhecimento que possui na área imobiliária. Ou seja, tendo um consultor competente prestando assessoria, as chances de um possível problema com o imóvel adquirido é ínfima.

Segue para download um simples formulário para te auxiliar nessa fase de definição do imóvel ideal.  [download id=”1″]

E aí, gostou? Deixe seu comentário.

Leia também:

VN:F [1.9.22_1171]
Quantas estrelas essa pagina merece?
Rating: 5.0/5 (2 votes cast)
Cinco Dicas para Você Acertar na Compra do Seu Imóvel, 5.0 out of 5 based on 2 ratings

Uma Resposta para “Cinco Dicas para Você Acertar na Compra do Seu Imóvel”

  1. Christiane Ávila 1 de agosto de 2012 às 12:29 #

    Oi!! Realmente, encontrar o imóvel ideal é mesmo uma tarefa bem difícil de se fazer. Mas recomendo aos interessados consultar imóveis em sites especializados, imobiliárias que mostrem seus imóveis.

    Muito bom o seu blog. Voltarei mais vezes com certeza. Bjo!

Deixe um comentário