Dicas para Escolher o Imóvel Certo para Você

como escolher imovelÉ fundamental que se reflita sempre com muita calma sobre qual imóvel escolher comprar, afinal é um passo muito importante e, quase sempre, esperado por qualquer um. Para não se arrepender na escolha, siga essas dicas para escolher o imóvel certo para você!

Comece ponderando entre as três principais possibilidades encontradas no mercado: planta, novo ou usado (elementos como metragem, localização e a vista das janelas são apenas questões preliminares). Há prós e contras em quaisquer opções, evidentemente. Entretanto, há alguns elementos de diferenciação entre os 3 tipos de moradia, que podem ajudar a perceber qual imóvel cabe melhor em sua realidade financeira.

 

Imóveis novos

Com isso em mente, é importante nos determos em cada exemplo. No caso de um imóvel novo há o preço alto, por um lado, mas por outro, há a tranquilidade de não ser necessários quaisquer reparos imediatos, além do prazer de ser o primeiro habitante do local, com tudo absolutamente novo.

Nos lançamentos imobiliários, o proprietário também conta com outro ponto positivo: a estrutura moderna da construção, com condomínios que oferecem uma série de vantagens ao morador, auxiliando-o a fazer economia em determinados serviços, com toda a comodidade, afinal, tudo está à disposição.

Imóveis usados

Para uma unidade já usada, os cuidados devem ser redobrados, pois há uma estrutura que pode estar desgastada pelo tempo de uso, por moradores prévios. Assim, cada detalhe do espaço precisa ser checado minuciosamente, para que não se tenham gastos enormes com reformas extensas.

A despeito disso, sem dúvida, o preço de uma moradia já usada pode ser bem inferior à nova – dependendo somente de localização do imóvel, há quanto tempo ocorreu a construção, se o bairro sofreu valorização. Esses detalhes podem pesar na decisão de quem deseja comprar seu imóvel, mas não tem um orçamento muito confortável. Além disso, no caso do imóvel usado, qualquer problema fica muito mais aparente – no lar novo, os eventuais defeitos só ficarão aparentes após certo tempo, causando transtornos.

Imóveis na Planta

Já a unidade ainda na planta, apresenta um valor intermediário, entre o novo e o usado pois, a partir da construção em si, é que o local tende a se valorizar. Dois possíveis inconvenientes são: primeiramente, a espera – que varia entre 2 e 3 anos – pela finalização das obras, até que se possa mudar para o local; em segundo lugar, a possibilidade de certas construtoras não honrarem seus compromissos, atrasando a obra ou, mais grave, não chegar a entregar o imóvel aos compradores. É um risco a mais, que se corre.

Em certas construtoras há a opção de se customizar detalhes do imóvel – que podem ir desde a escolha do material para uma bancada, até mesmo à remoção de uma parede – tais escolhas significarão grande economia por parte do futuro proprietário, além da vantagem de se mudar para um espaço que tem tudo a ver com suas preferências.

Lembrando que, antes de você escolher o tipo de imóvel que você quer, é importante definir alguns outros detalhes relevantes, como quantidade de quartos, a localização, o valor… entre outros diversos fatores. Para você não errar em nenhum detalhe da compra do seu imóvel, leia também o artigo que fizemos com 5 dicas para você comprar seu imóvel.

Além disso, confira a página de apartamentos à venda em Brasília da Tetto Imóveis. Confira empreendimentos que podem ser ótimos para você e sua família!

Gostou desse artigo? Tem uma opinião adversa? Tem outras dicas? Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais!

VN:F [1.9.22_1171]
Quantas estrelas essa pagina merece?
Rating: 4.5/5 (2 votes cast)
Dicas para Escolher o Imóvel Certo para Você, 4.5 out of 5 based on 2 ratings

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário