Diferença entre Financiamento e Empréstimo

Para quem deseja realizar o sonho do imóvel próprio, existe atualmente uma série de ofertas para servir como formas de pagamento. Com isso, sempre surgem dúvidas a respeito de quais seriam as principais diferenças e quais as mais vantajosas, de acordo com cada caso.  Sabemos também que as formas de pagamento mais comuns para imóveis são o empréstimo e o financiamento. Mas qual das duas modalidades deve ser escolhidas?

Ambas podem ser quitadas à longo prazo. A decisão irá depender da destinação desse valor. Por exemplo, uma diferença entre empréstimo e financiamento é a de que, para o primeiro, não é necessária nenhuma justificativa sobre a destinação do valor contratado, enquanto para o segundo, deve-se explicar detalhadamente qual a finalidade do valor requerido. Ou seja, enquanto o empréstimo pode ser utilizado para qualquer coisa, o financiamento tem um fim específico. Evidentemente, ambas as opções Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário tendem a   facilitam a vida de qualquer cliente que não disponha de imediato de uma quantia mas, por outro lado, é claro que qualquer operação financeira deve ser realizada com extrema cautela, haja vista o fato de que tanto o empréstimo quanto o financiamento apresentam uma série de juros e taxas. Por tal razao, o indicado é pesquisar sempre.

emprestimo-ou-emprestimo

Engana-se quem acha que a pesquisa só é necessária no início do processo. Ao contratar qualquer serviço de parcelamento de dívida é importante que se observe com atenção qual o número de parcelas, data de pagamento mensal, entre outros detalhes, que protejam você de uma dívida ativa, submetida a altos juros.

Há diferenças entre as duas modalidades financeiras também em relação à burocracia envolvida em cada procedimento. Um empréstimo é mais simples, podendo ser contraído em financeiras ou bancos. O cuidado aqui é em relação às “facilidades” e “rapidez” dos processos de empréstimo, pois isso normalmente significa que há altíssimas taxas de juros. O financiamento, embora mais burocratizado, apenas é realizado por instituições renomadas, uma vez que são oferecidos os valores  mais altos que os do empréstimo e, para segurança dos bancos, só são liberados após uma avaliação criteriosa do candidato.

Apesar de tudo, uma coisa é certa: quando for acontecer, com cautela, você deverá tirar todas as dúvidas sobre eventuais cobranças, taxas e afins, buscando pelo gerente ou responsável pela financeira sempre, como o profissional que poderá solucionar suas dúvidas, diante de um passo tão importante quanto esse.

Para variar um pouco, essa busca merece ser permeada pelo uso da calculadora, a todo momento. Além disso, informe-se sobre seus direitos e deveres em relação a uma de cada forma de pagamento. Ao final, mesmo sendo uma discussão cansativa, a escolha será a mais adequada a sua situação econômica.

Artigos Relacionados:

VN:F [1.9.22_1171]
Quantas estrelas essa pagina merece?
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário