O que é e quais são as características de um Flat?

Muitas pessoas que viajam (ou passam a vida em trânsito), optam por ficar em um flat e não em um hotel. Para muitas pessoas, isso é uma grande novidade. Para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, a seguir será apontado o que é um flat e suas características principais.

A diferença entre um flat e um apartamento padrão é que, no segundo caso, há uma planta mais comum, com divisões entre cômodos muito demarcadas e tal padrão se repete em todos os andares do prédio. Em geral é caracterizado pela quantidade de quartos e a disposição de seus ambientes. No caso do flat, o que ocorre é uma diferença sutil: são como os apartamentos tradicionais, mas contam com serviço de hotel. Pode ter diversos tipos de divisão de recintos ou formatações.

Esses flats começaram a surgir nos anos 1970 no país e fizeram bastante sucesso na década posterior, 1980. Eram tanto habitados por moradores, quanto por hóspedes e foram uma febre no mercado imobiliário da época. Desse modo, o que ocorreu foi que os proprietários das unidades habitacionais se uniram, em uma espécie de “pool” e começaram a comercializar a estada de pessoas em cada apartamento, o que modificou o caráter do prédio, tornando-o um apart-hotel, com flats.

Entre as vantagens de um flat estão, evidentemente, a carteira de serviços oferecida, já embutida no valor a ser pago de condomínio no fim do mês, que incluem normalmente: lavar e passar roupas, limpeza do apartamento, porteiro e camareiras, além de alguns contarem com serviços de motorista e alimentação. Um flat se diferencia de um quarto em um hotel, pois aqueles são maiores e incluem cozinha. É a escolha habitacional de pessoas muito ocupadas, sem tempo para cuidar de assuntos domésticos.

Atualmente, muitas pessoas investem em flats, comprando-os ou alugando-os. A vantagem de se tornar proprietário de uma dessas unidades é que o valor de retorno de um aluguel, por exemplo, é muito superior ao que se obtém em um apartamento padrão, justamente pelos serviços agregados. Nesse sentido, ainda há a opção de o proprietário deixar o controle de seu flat para o ‘pool’ de administradores especializados, ou então, fazer todo o acompanhamento – de locatários, pagamentos, entre outros – pessoalmente.

Como um flat é regido por normas específicas, referentes à hotelaria, não entra na lei do inquilinato, que é o instrumento legal para uma relação de aluguel padrão. Assim, os flats podem se revelar opções muito boas, tanto para se hospedar, quanto para investir no mercado imobiliário.

VN:F [1.9.22_1171]
Quantas estrelas essa pagina merece?
Rating: 4.6/5 (34 votes cast)
O que é e quais são as características de um Flat?, 4.6 out of 5 based on 34 ratings

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário