O que é o IGP-M e o que ele influencia na compra de um imóvel

Todos sabem que o momento de comprar um bem imóvel é de importância capital na vida de qualquer pessoa. Seja para investir, para habitar ou qualquer outra finalidade, trata-se de um grande montante de recursos gasto, além de sonhos e projetos de vida das pessoas envolvidas, que ficarão (na maior parte dos casos) comprometidas com o pagamento de parcelas dos financiamentos ao longo de anos.

igpm

Entretanto, as pessoas desconhecem um dos mais importantes componentes que influenciam a compra de um imóvel. Trata-se do IGP-M – índice Geral de Preços do Mercado –, que tem sua medição executada pela renomada Fundação Getúlio Vargas (FGV), a cada mês. Esse índice inclui o registro de inflação de preços, que vão desde as matérias-primas envolvidas em atividades de agricultura e da produção industrial, até mesmo bens em geral e serviços finais.

Para se chegar ao IGP-M de um mês, é feita uma composição de valores que reúne algumas variáveis, tais como o IPA-M (Índice de Preços por Atacado – Mercado), com peso de 60%, INCC-M (Índice Nacional do Custo da Construção – Mercado), com peso de 10%, além do IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor – Mercado) com peso de 30% na formação do Índice Geral. O período para levantamento dos dados, que servirão para calcular o IGP-M, no mercado, é sempre a partir do dia 21 de um mês, até o dia 20 do mês posterior.

O IGP-M faz a medição do patamar de inflação, para toda a população do país. Tal índice é utilizado, geralmente, para reajustes de diversas tarifas de serviços, bem como os contratos de aluguéis e preços de parcelas de financiamentos de bens imóveis.

Assim, a título de curiosidade, o imóvel em construção é corrigido por meio da aplicação do CUB (Custo Unitário Básico) ou a partir de outro índice, o INCC (Índice Nacional da Construção Civil). Isso acontece porque ambos contemplam justamente valores e preços relativos a toda a mão de obra envolvida em uma construção e da variação total de custos de materiais usados na mesma.

Após ser construído então, o imóvel muda de indexador de correção de parcelas de financiamento. Nesse momento entra em cena o IGP-M, que é utilizado exclusivamente para os parcelamentos junto à construtora. Em outras palavras, ele é usado pelos que não se valem de qualquer tipo de participação instituições financeiras.

Páginas Relacionadas:

VN:F [1.9.22_1171]
Quantas estrelas essa pagina merece?
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
O que é o IGP-M e o que ele influencia na compra de um imóvel, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário