O que é uma Bolha Imobiliária?

A bolha imobiliária é uma ameaça que ronda a economia de muitos países, sejam desenvolvidos ou emergentes. No Brasil, os especialistas de mercado se dividem ao perceber esse fenômeno na economia, sendo algumas opiniões mais pessimistas e outras, certas de que esse é um risco longe de nos atingir. De qualquer modo, seus efeitos podem ser devastadores, resultando em uma reação em cadeia, com efeitos em todas as áreas da economia de um país.

bolha-imobiliariaCaso ocorra neste momento, pode vir a ser duas vezes pior que a recessão mundial do ano de 2001. Em linhas gerais, uma bolha imobiliária se caracteriza por uma grande elevação dos valores praticados pelo mercado imobiliário, ficando acima do poder aquisitivo das pessoas. Como há um endividamento geral, os bancos se aproveitam do cenário, começando a oferecer muitas linhas de crédito, às quais as pessoas recorrem de forma intensa.

Há inclusive, empréstimos bancários que permitem o pagamento somente de juros, por um período de 5 anos; logo após, o contratante deverá começar a pagar o montante de dinheiro contraído. Como toda bola de neve, a inadimplência acaba se ampliando, por conta das altas taxas de juros e o mercado não tem outra saída, a não ser uma rápida derrubada dos preços. Como resultado, há falências em todas as áreas da economia, o que culmina em uma forte recessão.

Um dos cenários que favorecem o surgimento de bolha imobiliária é justamente quando o mercado é tomado por investidores, que acabam promovendo flutuação dos preços dos imóveis. Na visão de especialistas, o Brasil ainda não apresentaria as condições ideais para a ocorrência desse fenômeno, pois o perfil do comprador nacional é, em sua maioria, composto por pessoas que estão adquirindo seu primeiro imóvel, para uso próprio, fator que reduz os riscos de alta de imóveis, como um efeito ocasionado pela especulação.

Por isso, o setor imobiliário brasileiro ainda apresenta um grande espaço para expansão, sem qualquer risco de ocorrência de bolha, como apontam pesquisas, que comparam médias de preços das cidades mais ricas, em nível mundial, revelando que o Brasil não conta com nenhuma cidade entre as de valor imobiliário mais alto em todo o mundo.

De qualquer modo, hoje também se reconhece que, nas grandes capitais do país, tem havido uma alta considerável no preço dos imóveis, seja para aquisição ou aluguel. Esse cenário econômico instável é o que deixa os especialistas desesperados com a sombra de uma possível bolha imobiliária!

Confira outros artigos no nosso blog!

VN:F [1.9.22_1171]
Quantas estrelas essa pagina merece?
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
O que é uma Bolha Imobiliária?, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário