Qual é o significado de CRECI

creci-dfEm geral, quando há qualquer anúncio ou notícia relacionada ao mercado imobiliário vemos a sigla CRECI, acompanhando textos ou campanhas. Mas você sabe o que é CRECI e qual sua importância? A seguir vamos apresentar mais detalhes sobre esse tema, que interessa a todos que desejam comprar, vender ou alugar imóveis.

A sigla CRECI significa Conselho Regional de Corretores de Imóveis e é o órgão que garante o registro profissional ao corretor imobiliário, fundamental no mercado de construção civil. Esse Conselho é responsável por fazer a fiscalização tanto dos corretores quanto das imobiliárias e serve de apoio aos locadores, locatários, compradores e vendedores de imóveis.

Para ter como tirar CRECI, o profissional de corretagem deve, primeiramente, fazer um curso técnico profissionalizante na área de transações imobiliárias ou então alguma complementação como a oferecida pelo SENAC, que dá acesso ao registro no Conselho.

É importante destacar que a instituição CRECI não mantém convênio com escolas e centros de formação, portanto, o corretor em formação deve consultar junto à direção do curso se, ao final, haverá acesso ao registro profissional, para que seja possível atuar como corretor, na forma da lei.

Além desse cuidado, o estudante deverá fazer um estágio ao longo do curso, para conseguir seu certificado. É importante que, com antecedência, já se faça uma pesquisa entre as imobiliárias da região para ver quais oferecem essas oportunidades. Assim, tudo ficará mais simples, quando for a hora certa.

Existe um Conselho Regional em cada Estado, com suas próprias normas em relação ao mercado imobiliário. Para obter as informações específicas sobre regras para uma região, pode ir até uma das sedes do CRECI ou acessar os sites específicos, que contêm todas as informações pertinentes. Afinal, após a formação, o corretor precisa levar documentos até o Conselho, para protocolar o registro, que ainda sofrerá análise, por uma comissão de corretores e pode ser expedido entre 3 e 4 meses.

É importante que o consumidor tenha atenção e só negocie imóveis com profissionais credenciados pelo CRECI. Se o corretor que lhe oferece – ou se candidata a vender – um imóvel, não tiver registro, denuncie. Trata-se de uma contravenção, conforme termos da lei federal 6.530, de 1978, a qual prevê cassação do corretor e até mesmo fechamento da imobiliária.

Como se pode perceber, o registro no CRECI é fundamental para a atuação do profissional de corretagem e também garante a segurança do consumidor. Verifique sempre esses dados antes de negociar com um corretor. É a garantia de uma transação satisfatória e segura.  O CRECI da TETTO é 13579, saiba mais sobre nós.

Gostou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

VN:F [1.9.22_1171]
Quantas estrelas essa pagina merece?
Rating: 4.3/5 (28 votes cast)
Qual é o significado de CRECI, 4.3 out of 5 based on 28 ratings

17 comentários para “Qual é o significado de CRECI”

  1. Haroldo Silva de Sousa 5 de março de 2014 às 11:57 #

    obrigado pela oportunidade de conhecer um pouco sobre a CRECI, achei fantástico as normas apresentadas em seu sistema funcional e Administrativo em que mostra a segurança aos seguimentos imobiliário, por sinal, é um dos maiores Avanço no mercado atualmente.

    no meu ponto de vista: vejo as narrativas inseridas nos termos legais, um suporte favoráveis que garantem aos empreendedores do ramo imobiliário a certeza de que seus negócios terão um suporte muito bem assessorados com equipes de profissionais altamente qualificados para atendê-los de acordo com suas necessidades. garantido a segurança para ambas partes, tanto corretores como compradores. e assim comprarem seus imóveis com segurança regido pelos trametes legais da lei assim com nos assegura a CRECI.

  2. ester ferreiragomes 3 de outubro de 2015 às 08:16 #

    bom dia
    gostaria de saber onde posso fazer curso para corretor de imóveis, quais os doctos. necessários?

    • admin 9 de novembro de 2015 às 14:46 #

      Olá,
      Em Brasília Você pode fazer o curso no CETB http://ceteb.com.br/index.php?page=tti
      No site acima tem todas as informações.
      Em outras cidades pode procurar no creci que eles informam.

  3. luana santos 4 de março de 2016 às 13:28 #

    Olá,gostaria de saber aonde posso fazer o curso aki na regiao de embu das artes-sp, e quais as consequencias do profissional que trabalha sem ser credenciado?

    • admin 10 de março de 2016 às 11:44 #

      Olá,

      Vc pode fazer um curso online.. segue uma indicação http://www.ibresp.com.br/curso-de-corretores-de-imoveis-tti-em-sp/?gclid=CPDX7K2ttssCFcmBkQodrnMI_A

      Quem promove intermediação de imóveis de terceiros sem possuir habilitação, comete o ilícito penal de exercer ilegalmente a profissão de Corretor de Imóveis. Tal conduta está prevista na Lei de Contravenções Penais como crime assim designado:

      DAS CONTRAVENÇÕES RELATIVAS À ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO – Art. 47. Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício: Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa.

      Assim, a prática ilegal da profissão de Corretor de Imóveis resulta em dois desdobramentos: o primeiro, representado pela autuação administrativa por parte do CRECI e, o segundo, pela lavratura de Termo Circunstanciado na Polícia Federal para que o infrator responda na esfera penal pela Contravenção Penal.

  4. josiane 15 de abril de 2016 às 15:07 #

    Olá estou negociando uma imóvel e me atentei a esse detalhe do Creci onde posso verificar se o Creci do corretor e verdadeiro ou falso,Tem algum site que eu posso consultar que seja grátis?

  5. Antônio César 6 de setembro de 2016 às 13:34 #

    Eu achava que o CRECI era só para arrecadar dinheiro dos corretores para sustentar a monstruosa máquina que se tornou haja dinheiro

  6. iracema Barreto 18 de outubro de 2016 às 13:04 #

    boa tarde, como posso pesquisar um registro de creci; pra saber se a empresa e´real, idônea,obrigada

  7. sherin 20 de novembro de 2016 às 20:41 #

    Karla belo artigo, infelizmente na pratica aprendemos no dia a dia que não vale nada. Se fosse tão importante não teria tantos corretores sem creci no mercado. Precisa de profissionalismo e leis que regulamentam , valoriza na pratica a atuação do corretor. Infelizmente estamos lond=ge disso.

    • Karla Manfredii Abdala 21 de novembro de 2016 às 10:33 #

      Verdade, muito disso se deve principalmente aos Vendedores e aos compradores que não se preocupam em verificar se o corretor é mesmo corretor. Temos muito o que melhorar de todos os lados. Mas chegaremos lá!

  8. Thiago 2 de fevereiro de 2017 às 21:03 #

    Como faço para denunciar um corretor? Qual o procedimento?

    • Karla Manfredii Abdala 3 de fevereiro de 2017 às 10:02 #

      Bom Dia. Você deve entrar em contato com o CRECI da sua Região e passar nome completo CPF ou Creci. Se for em Brasilia DF, segue o contato:

      (61) 9943-1990
      (61) 3321-1010
      ouvidoria@crecidf.gov.br

      Período de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.
      Setor de Diversões Sul, bloco A, Nº 44, Edifício Boulevard Center, sala 401/410. Brasília/DF. CEP: 70.391-900

  9. Achilles 11 de junho de 2017 às 19:35 #

    Prezado,

    Sou proprietário de alguns imóveis comerciais e residenciais em São Paulo.

    Gostaria de saber se vocês tem interesse em comercializa-los.

    Pago 100% o valor do primeiro aluguel e Pago 6% na venda.

    Caso tenha interesse estou à disposição.

    Atenciosamente

    Achilles
    Cel: 11 96093 1010
    E-mail:achillesconsultor@gmail.com
    19:35:19

  10. Achilles 11 de junho de 2017 às 20:34 #

    Prezado,

    Sou proprietário de alguns imóveis comerciais e residenciais em São Paulo.

    Gostaria de saber se vocês tem interesse em comercializa-los.

    Pago 100% o valor do primeiro aluguel e Pago 6% na venda.

    Caso tenha interesse estou à disposição.

    Atenciosamente

    Achilles
    Cel: 11 96093 1010
    E-mail:achillesconsultor@gmail.com
    11/06/2017

Deixe um comentário