Segundo João Teodoro, presidente do Sistema Creci-Cofeci, não existe Bolha no Brasil

Segundo ele, a concessão de crédito no Brasil tem muito critério e rigor quanto a comprovação da renda, o índice de desemprego vem caindo e caminhamos para o “Pleno Emprego”, o brasileiro compra imóveis em sua maioria para morar e temos um déficit habitacional ainda muito grande. Ressalta que o preço dos imóveis nas principais capitais subiu muitos no últimos anos por causa da demanda reprimida, que aproveitou o cenário macroeconômico favorável; baixa dos juros; aumentos do prazo de financiamento; a segurança da alienação fiduciária tornou o crédito mais farto e tudo isso elevou os valores, que já passam por um período de acomodação.

bolha-imobiliaria Diz ainda que não estamos observando queda forte nos preços, somente de  10% a 15% de acomodação em alguns casos. Outro ponto que nos distancia do cenário americano,  seria que os bancos no Brasil não refinanciam inúmeras vezes o mesmo imóvel, sem garantia real (“crise subprime”), mesmo com o ocorrido por lá, os norte americanos já estão  se recuperando e provavelmente tragam a Europa, esfriando o cenário de crise vivido por essas economias.

Mais um ponto destacado por Teodoro, seria a relação entre o montante de financiamento bancário produzido por aqui, com o PIB nacional, que é  ainda muito baixa , na casa dos  6,5%,  enquanto que em países com EUA chega a 75% do PIB, Holanda:125% e até mesmo se comparada a vizinhos como Chile: 14%.

Segundo informações da Caixa Econômica Federal, a inadimplência no país é Baixa, e muito se deve a analise criteriosa de crédito; a manutenção do emprego que temos  acompanhado e a particularidade de termos a maioria dos compradores com finalidade de moradia, assim as famílias “lutam” para manter seus  imóveis mesmo que abrindo mão  de outras formas de consumo.

 

Artigos Relacionados

> O que é uma Bolha Imobiliária?

VN:F [1.9.22_1171]
Quantas estrelas essa pagina merece?
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário