Usando Nichos para decorar seu Imóvel

A arquitetura contemporânea vem fazendo cada vez mais jus a seu status de arte, uma vez que, com criatividade e estilo, muitos objetos têm sido criados para proporcionar soluções ousadas e inovadoras para os ambientes. Esse é o caso dos nichos, grande tendência, adotada por 9 em cada 10 profissionais de arquitetura e decoração.

Os nichos foram criados, bem recentemente, com uma dupla finalidade: por um lado, pretendem substituir as clássicas estantes de modo criativo; e também, gerar um melhor aproveitamento do espaço interno dos ambientes de escritórios ou residências – uma vez que o mercado imobiliário atual prioriza unidades habitacionais metragem reduzida.

Os nichos podem ser fabricados em madeira, fibra de média densidade, laca, fórmica ou drywall. Para quem deseja economizar, o gesso também é uma opção de instalação relativamente rápida – embora não seja resistente. Podem ser utilizados em quartos, salas, mas também em lojas e banheiros. Com formato de casulo, são tão versáteis que podem servir como uma espécie de “jogo de montar” da decoração, haja vista que, tanto podem ser dispostos como uma estante tradicional, quanto podem ser inseridas entre uma gaveta e uma prateleira já existente, por exemplo.

nicho-prateleira

Os nichos podem ser abertos (vazados) ou fechados com tampos. Estes podem ser utilizados de modo alternado, para uma organização ainda mais diferenciada de um quarto ou de um escritório. Em outras palavras, os nichos fechados servirão para conter documentos importantes que não podem ficar expostos e os nichos abertos poderão conter bibelôs, obras artísticas e demais objetos que compõem a decoração do local.

Em relação ao fundo do nicho, fica a critério do arquiteto ou do proprietário. Há pessoas que optam por nichos com fundo, a fim de proteger a pintura feita na parede, evitando manchas. Pode ser recoberto por materiais diversos como: espelho, vidro, tecido ou pelo material da própria estrutura do nicho.

Quando os nichos fazem às vezes de prateleiras podem oferecer uma vantagem extra: o disfarce de pequenas imperfeições de paredes ou da própria planta, como um projeto que deixe uma viga mais aparente em determinado ponto, ou mesmo em alguma área que seja tão pequena e que, por ventura, não comporte móveis.

Os quartos de criança, que por si só, já apresentam normalmente um ar divertido, poderão contar com nichos ultra diferenciados, com abuso de cores, texturas formatos – retângulo, triângulo, círculo – vale deixar a criatividade guiar, nesse tipo de projeto.

nicho-quarto-infantil nichos-mdf-decoracao

De um modo geral, nichos são postos em quartos para ajudar a guardar e organizar os objetos fazendo às vezes de prateleira ou até mesmo de um armário. Em uma sala de estar – ou de reuniões – o nicho pode ajudar, inclusive a dar destaque a um objeto decorativo importante, que faça parte do acervo do dono do local.

nicho-para-quarto-ou-sala
nicho-sala

Em banheiros, imprimem estilo, mas tendem a ser muito funcionais, guardando itens de higiene pessoal, toalhas, roupões e outros. Além disso, deve-se ter atenção redobrada em relação ao acabamento de nichos inseridos em banheiros: devem ser feitos com mármore, ou pastilhas.  Caso seja o desejo do usuário, nichos também podem comportar itens decorativos, mesmo em banheiros.

É importante notar também o que será colocado no nicho. Se forem itens mais pesados, talvez seja necessário que se reforce os parafusos que dão sustentação ao acessório de decoração. Um profissional deve ser requisitado para encontrar a solução de instalação mais segura.

Gostou desse artigo? Confira nossas outros artigos sobre decoração e arquitetura: http://www.imoveisbrasiliadf.com.br/decoracao/

VN:F [1.9.22_1171]
Quantas estrelas essa pagina merece?
Rating: 4.2/5 (5 votes cast)
Usando Nichos para decorar seu Imóvel, 4.2 out of 5 based on 5 ratings

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário