Vale a pena comprar Imóveis na Planta?

imovel-na-planta

A compra de um imóvel é um passo definitivo na vida da maioria das pessoas. Assim, muitas dúvidas ocorrem no momento de concretizar a transação: deve-se comprar um imóvel na planta ainda? Ou o ideal é adquirir uma habitação já construída? Em primeiro lugar, deve-se ter em mente três aspectos centrais:

  • Qual o valor que se pode desembolsar;
  • Quanto tempo há para esperar até a mudança;
  • Prazo para pagamento.

Essa análise é importante, uma vez que um imóvel já construído permite uma ocupação de imediato, embora necessite um volume de investimento superior. Além do mais, outras condições deverão ser levadas em consideração:

  • Finalidade da compra;
  • Necessidades do comprador;
  • Metragem do imóvel desejado;
  • Localização e vizinhança;
  • Valor total;
  • Financiamento.

Essas variáveis são todas fundamentais, porque o futuro comprador poderá controlar melhor seu fluxo de investimento e, até mesmo, fazer alguma economia sem ter de se endividar (Confira o artigo onde damos algumas sugestões de alternativas a poupança). Faça anotações sobre cada um desses itens, para um panorama claro das melhores opções de imóveis disponíveis.

imoveis-a-venda-na-planta

Ao se decidir por adquirir um bem imóvel ainda na planta, o primeiro fator a ser verificado é o tempo para a entrega das chaves da moradia. Uma enorme vantagem para o comprador de imóvel na planta é a valorização, que pode ser entre 30% e 60%. Por conta dessa altíssima rentabilidade, muitas pessoas têm investido no mercado imobiliário, comprando e vendendo habitações, para lucrar com essa grande valorização. Como ponto negativo, está o alto número de atrasos desses empreendimentos novos.

Quando for fazer os cálculos sobre o financiamento, não se esqueça de programar para cada parcela que virá após a finalização da construção da moradia, porque os pagamentos são reajustados pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil). Portanto, a principal dica nesse caso é: jamais se basear apenas pelo valor total do imóvel, bruto, porque há uma série de despesas extras que se agregarão ao custo total de obtenção do imóvel próprio, como os juros e taxas praticados pela instituição financeira responsável pelo financiamento.

Caso você queira investir – já possuindo outra moradia – ou não tiver pressa para sair do aluguel atual, a compra na planta é excelente opção. Para quem precisar desocupar o imóvel atual rapidamente, mas não quer abrir mão da compra do imóvel, pode optar por alugar outro, pelo período de espera pela entrega. Contudo, se essa for a sua situação, tenha cuidado com cada centavo gasto, pois há uma grande possibilidade do valor aumentar acima das suas possibilidades e você contrair dívidas sérias.

Esse tempo de espera pela entrada na nova residência pode ser utilizado para compra de mobiliário e cotação de empresas transportadoras, para que a mudança seja tranquila, segura e com preço justo.

Para complementar esse post, recomendo que você leia os artigos abaixo:

VN:F [1.9.22_1171]
Quantas estrelas essa pagina merece?
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Vale a pena comprar imóveis na planta? - Guia do Empreendimento - 21 de abril de 2015

    […] Fonte: Imóveis em Brasília […]

Deixe um comentário